19,9 x 27,9 cm
Acervo Museu Castro Maya - RJ
A maior característica da obra de Chamberlain é demonstrar a inserção do negro na sociedade através do trabalho, independente da atividade desenvolvida. Em regra os negros de ganho eram escravos, embora na segunda metade do século XIX tenha crescido muito o número de homens livres, pardos ou não, a exercerem as funções comuns aos “negros de ganho”. Muitos anúncios explicitavam a preferência pela cor do prestador de serviço a ser contratado, sem predomínio dos elementos de origem européia.
Na imagem vemos dois grupos de negros a transportarem dois barris de água; no primeiro grupo, com oito pessoas, temos o transporte do barril de água nos ombros com apoio de cordas e madeiras.
O segundo grupo, ao fundo, deslocando-se para a esquerda é formado por seis pessoas que, com a ajuda de um carrinho fazem o transporte de outro barril, também destinado ao abastecimento da água nas grandes cidades brasileiras, neste caso no Rio de Janeiro, cidade escassa de locais de boas águas perto do centro urbano.
O grande destaque desta obra é a não presença de elemento fiscalizador da atividade desenvolvida pelos negros de ganho, fato comum a atividade.
Fonte: http://www2.unopar.br/sites/museu/exposicao_negros/negro09.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que você leu? Então deixe o seu comentário abaixo.